Se estivesse vivo, Ayrton Senna da Silva estará com 63 anos de idade, completados no último dia 21 de março.
O super campeão não nasceu ou morou em São Bernardo do Campo, mas manteve por certo tempo um estreito relacionamento com o município, motivado por um patrocínio.
Em visita à cidade, no ano de 1982, ainda piloto da Banerj/Tranzero de Fórmula Ford 2000, Senna recebeu um troféu das mãos de Robert Gerrety, presidente da empresa, pela conquista do Campeonato Inglês e Europeu daquele ano.
Antes de se consagrar na Fórmula 1, ele assinou um contrato com a montadora Ford, cuja sede brasileira ficava no bairro do Taboão.
Ele também atuou em diversas campanhas publicitárias, como garoto propaganda da montadora, incluindo comerciais ao lado de um Escort XR3 (vídeo abaixo).
A Ford acabou presenteando Senna com um modelo 1984, cujo emplacamento, é claro, foi feito em São Bernardo. Infelizmente, não há nenhuma informação sobre o paradeiro do carro.
Anos depois, Ayrton trocaria de patrocinador e se tornaria embaixador da Audi no Brasil, interrompendo seu “elo” com o ABC, mas o campeão, morto em 1° de maio de 1994, acabaria eternizado por aqui com algumas homenagens.
Batizadas com seu nome, há uma escola pública da rede estadual no bairro Terra Nova II e três ruas, sendo uma no Jardim Calux, outra no Alto Industrial e mais uma no Alvarenga.
A escola recebeu, em 2019, a visita do narrador Galvão Bueno, que conversou com os alunos sobre as conquistas de Ayrton Senna (leia aqui).
Com informações do UOL e Agência Estado