Cotidiano Memória

Volks celebra 50 anos da Brasília e revela ‘segredo’ guardado em São Bernardo

A Volkswagen comemora cinco décadas desde o lançamento da Brasilia, um verdadeiro ícone da indústria automobilística nacional que popularizou o segmento de hatches compactos no Brasil.

Em junho de 1973, a montadora apresentou o veículo sob o lema “uma nova tendência estilística para o automóvel brasileiro”.

Produzido até 1982, a Brasilia alcançou a impressionante marca de um milhão de unidades fabricadas, tornando-se o segundo modelo da marca a atingir esse feito, sendo o Fusca o primeiro.

Para celebrar essa data marcante, a Volkswagen revelou detalhes de uma unidade que foi cuidadosamente guardada em sua garagem, localizada na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Essa unidade específica foi preservada desde sua saída da linha de produção e nunca foi emplacada. O veículo mantém sua originalidade intacta e registra apenas 460 quilômetros em seu odômetro. Seu motor é um 1.6 a gasolina com carburação dupla.

Entre os destaques do veículo, que possui pintura metalizada na cor Verde Mármore, estão o revestimento vinílico nas portas e laterais dos bancos, os detalhes em madeira no painel e até mesmo um charmoso relógio posicionado no lado esquerdo do painel de instrumentos.

A versão LS também inclui recursos como acendedor, bancos dianteiros com encosto para a cabeça e desembaçador traseiro.

Compartilhe!