Cotidiano

Volkswagen quer produzir carros elétricos no Brasil a partir de 2026

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, anunciou que a montadora alemã está considerando a produção de veículos elétricos em solo brasileiro a partir de 2026. Durante o VW Group Night, um evento que antecedeu o Salão de Munique, Schäfer discutiu o futuro da eletrificação no Brasil com a Motor1.com Brasil.

Schäfer ressaltou o potencial do Brasil na geração de energia limpa, com uma capacidade superior a 84%, e também mencionou a viabilidade dos veículos híbridos com tecnologia flex no país. Ele enfatizou que, ao contrário de outros mercados, o etanol brasileiro não concorre com a produção de alimentos, uma característica importante para a sustentabilidade desse modelo.

A Volkswagen tem planos de continuar investindo em veículos híbridos flex nos próximos anos, com sistemas MHEV já em fase de testes em protótipos no Brasil. Schäfer afirmou que essa abordagem híbrida poderá ser mantida por até duas décadas.

Quanto à produção de veículos elétricos no Brasil, Schäfer mencionou que a Volkswagen está trabalhando na renovação da plataforma de elétricos, a MEB+, assim como em componentes, tecnologia de infoentretenimento e baterias, com a possibilidade de fabricar o primeiro modelo elétrico nacional em 2026. No entanto, os detalhes sobre o formato de produção ainda não foram esclarecidos.

Compartilhe!