A Prefeitura de São Bernardo anunciou a conquista de uma taxa de cobertura vacinal alta nos meses de julho e agosto, atingindo 95% de adesão nas doses de rotina destinadas a bebês com até um ano de idade.
Essa meta, estabelecida pelo Ministério da Saúde, foi alcançada por meio de estratégias implementadas em comemoração aos 50 anos do Plano Nacional de Imunização (PNI), que será celebrado em 18 de setembro.
Entre as medidas adotadas para atingir essa cobertura vacinal elevada e uniforme, destacam-se a capacitação abrangente de todos os profissionais envolvidos no processo de vacinação, a parceria com a Secretaria de Educação para informar melhor pais, alunos e profissionais sobre a importância da imunização, a obrigatoriedade da apresentação da carteira de vacinação no momento da matrícula na rede municipal de ensino, a realização de campanhas de vacinação nas escolas e a busca ativa por moradores com carteira de vacinação desatualizada, entre outras ações.
Atualmente, a vacinação contra a Covid-19 e outras vacinas essenciais está disponível sem necessidade de agendamento em 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo que 20 delas oferecem horários de vacinação até às 21h.