Cotidiano

São Bernardo passa a recolher leite materno a domicílio

A Prefeitura de São Bernardo passou a disponibilizar a coleta de leite materno diretamente nas residências das doadoras.

Por meio de veículo exclusivo, agentes da Secretaria de Saúde deslocam-se até os locais estabelecidos para a coleta do leite, que é encaminhado ao Banco de Leite Humano (BLH), localizado no Hospital da Mulher.

O serviço de atendimento é realizado pelos telefones (11) 2363-3911 ou pelo WhatsApp (11) 96194-2262, no qual as equipes técnicas do Hospital da Mulher detalham o procedimento e fornecem as orientações sobre como doar, sem a necessidade de deslocamento.

Todo o procedimento pode ser realizado na própria residência. As doadoras recebem, inclusive, os frascos para coletar o alimento, e posteriormente, a equipe passa para retirar o leite armazenado.

O serviço incentiva a doação e agiliza a coleta para oferecer o alimento aos bebês prematuros nascidos e internados no hospital, cujas mães não produzem leite suficiente ou nenhum, para a amamentação.

Atualmente, o BLH enfrenta uma baixa de 58% de sua capacidade total de armazenamento, dado que preocupa a equipe do Hospital da Mulher.

Além da captação das doações de leite materno, o BLH atende às gestantes durante o pré-natal, auxilia as mães com dificuldades na amamentação, realiza controle de qualidade do leite humano retirado, treina e capacita profissionais lotados no hospital e áreas afins, e realiza pesquisas científicas.

Compartilhe!