Além dos exames Papanicolau, o ‘Dia D’ incluiu a solicitação de 632 mamografias, a inserção de 42 dispositivos intrauterinos (DIUs), a aplicação de 534 vacinas, a realização de 359 testes rápidos para detecção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e 1.545 exames de rastreamento de câncer bucal. Todos esses procedimentos foram oferecidos sem necessidade de agendamento, das 8h às 17h.
MARÇO LILÁS – A Campanha Março Lilás vem chamar a atenção da sociedade feminina para a prevenção e combate ao câncer de colo uterino. Neste ano, as atividades têm como alvo principal as mulheres que estão há mais de três anos sem fazer o exame Papanicolau, explica o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple Sobrinho. “A campanha permanece ativa nas UBSs até o fim do mês, inclusive com a vacinação de meninos e meninas de 9 a 14 anos contra o HPV”, diz.
ATENÇÃO BÁSICA – São Bernardo possui 34 UBSs, sendo que 20 delas funcionam com horário estendido, até às 22h, pelo Programa Saúde na Hora Certa. As unidades são a porta de entrada da saúde pública no município, responsáveis pelos serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal de gestante, dispensação de medicamentos, acompanhamento de pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos, tratamento em grupos, visitas domiciliares, entre outros.