Fernando de Carvalho Lopes, ex-técnico da seleção brasileira masculina de ginástica, e funcionário do Clube Mesc, em São Bernardo do Campo, foi acusado por atletas e ex-atletas de ter praticado abuso sexual durante treinamentos ao longo de vários anos.
As informações foram veiculadas em reportagem exibida neste domingo (29), no programa Fantástico, na TV Globo. De acordo com a emissora, cerca de 40 esportistas afirmaram terem sido vítimas de Fernando, afastado da seleção em 2016.
O próprio treinador, que ainda trabalha no Mesc, mas em serviços internos, disse ter sido interpretado equivocadamente por seus ex-atletas. “Eu nunca fui um técnico legal. Sempre fui muito rigoroso, até demais. Às vezes, até misturei – achei que podia ser um pai, um amigo. Isso talvez tenha dado uma margem de interpretação errada. Eu não tenho o que falar. Eles vão ter que provar. Eu nunca molestei
ninguém no intuito que está sendo colocado”, afirmou.
O vídeo com a reportagem do Fantástico na íntegra também está disponível na plataforma Globo Play e pode ser assistido gratuitamente neste link.
Em nota ao Fantástico, o Mesc alegou que não comentaria as acusações, mas horas depois publicou uma mensagem no Facebook a respeito do caso (leia aqui na íntegra).
Resposta da Prefeitura
Citada pela Globo como parceira do Mesc em projetos esportivos, a Prefeitura de São Bernardo, por meio de nota, declarou que a atual administração não tem nenhum projeto em andamento com aquela instituição.