Cotidiano

Kit promete fazer carro andar com vapor de gasolina; especialistas criticam solução

“Deixe de ser refém dos postos de combustíveis. Com esse kit você economiza até 50% de gasolina”, diz um dos anúncios compartilhados nas redes sociais

A propaganda ganhou força nos últimos dias com o desabastecimento de postos de combustíveis provocado pela greve dos caminhoneiros.

A solução consiste em aproveitar o vapor da gasolina gerado pela aceleração. Segundo reportagem publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, o equipamento custa entre R$ 1.200 e R$ 1.900.

Apesar de atraente, o kit recebe críticas de especialistas. “Se jogar vapor em um coletor qualquer e houver faísca, vou explodir o filtro de ar e vários outros componentes”, afirma Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE Brasil (sociedade que reúne engenheiros automotivos).

Segundo Pereira, se existisse um vaporizador realmente eficiente, ele já estaria sendo usado pela indústria. “Ideias são bem-vindas, trazem inovações, mas muitas vezes os inventores não conhecem as leis de emissões e outros aspectos”, diz.

O engenheiro explica ainda que o motor chega a funcionar de fato com um vaporizador, mas na marcha lenta, quando a potência está entre 0,5 cv e 1 cv. “O vapor não dá conta de tirar o carro da inércia.”, relata o profissional.

Compartilhe!