Notícias

Ranking aponta as melhores (e piores) escolas municipais de São Bernardo, segundo o Ideb

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira (03) os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) correspondentes ao ano de 2017, possibilitando medir o desempenho das escolas municipais de São Bernardo do Campo, ou seja, daquelas que abrigam estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental.

Em uma escala que vai de zero a 10, o Ideb é um índice calculado a partir de dois componentes: taxa de rendimento escolar (aprovação) e médias de desempenho nos exames padronizados e aplicados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil (para Ideb de escolas e municípios) e do Saeb (no caso do Ideb dos estados e nacional).

Apesar dos inúmeros problemas existentes na educação básica, o Brasil alcançou o índice de 5,8, atingindo a meta proposta e atingindo o melhor nível desde que o indicador foi criado, em 2007.

São Bernardo ficou acima da média nacional, com Ideb de 6,9, também melhorando em 0,1 o seu índice individual em relação ao último levantamento, realizado em 2015. O destaque vai para a EMEB Prof. Geraldo Hypolito, localizada na Vila Marlene, que lidera o ranking de forma isolada.

>>> Clique aqui para ver o ranking das escolas municipais da cidade.


Outros rankings
Para ver o ranking das escolas estaduais, do Ensino Fundamental II, acesse aqui.

Para ver o ranking das escolas (públicas e particulares) de Ensino Médio, clique aqui.


Compartilhe!
  • 1.6K
    Shares