De acordo com reportagem do site Repórter Diário, moradores da rua Maria de Fátima, no bairro Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, vivem atormentados por uma infestação de ratos e formigas. O acúmulo de lixo na porta e no interior de algumas residências do local tem favorecido o aparecimento dos animais que infestam as casas e as ruas, e assustam até os pedestres.
Uma moradora que preferiu não se identificar conta que entrou em contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), mas não obteve um retorno satisfatório. “Nos informaram que as atividades de dedetização estão suspensas e sem previsão para retomada. Como se já não bastasse o bairro estar com problemas de segurança, agora está servindo como refúgio dos ratos”, destacou.
Resposta
A Prefeitura de São Bernardo informou por meio de nota que agentes do Centro de Controle de Zoonoses visitarão as ruas do bairro para verificar o problema de infestação de roedores, assim como a existência de formigueiros. A data da averiguação, porém, não foi informada.
O CCZ também esclareceu que o órgão só promove a desratização e desinsetização em ruas e áreas públicas. Caso os roedores e as formigas estejam no interior de residências, a responsabilidade pelo extermínio dos animais é dos proprietários do imóvel.
Em terrenos baldios que estejam murados, o CCZ faz a consulta no cadastro imobiliário da Prefeitura para que o proprietário do terreno seja localizado e intimado a tomar as providências necessárias para a remoção do lixo e a desratização.