Poluída e alagada, São Bernardo ainda não merece título de interesse turístico

O governador João Doria entregou nesta quarta-feira (20) o título de Município de Interesse Turístico (MIT) para São Bernardo do Campo.

Para receber o título, a cidade deve possuir atrativos turísticos, atendimento médico emergencial, serviços de hospedagem e de alimentação, além de abastecimento de água potável e rede de esgoto.

Na prática, com o MIT em mãos, o município garante uma verba anual de cerca de R$ 600 mil que deve ser investida no setor de turismo.

De acordo com a Prefeitura de São Bernardo, o programa de turismo industrial, com visitas monitoradas em empresas locais, e atrativos como o Parque Estoril e a Prainha do Riacho Grande, foram decisivos para garantir o selo.

Com o título entregue hoje, a cidade agora está no mesmo patamar de Barretos e Guararema, conhecidos destinos no interior.

Também receberam a certificação: Adamantina, Adolfo, Anhembi, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bebedouro, Bocaina, Botucatu, Divinolândia, Dois Córregos, Garça, Guaíra, Ibirarema, Icém, Igarapava, Indiaporã, Ipeúna, Itapeva, Itaporanga, Itariri, Itirapina, Jaboticabal, Jarinu, Juquiá, Juquitiba, Lavrinhas, Marília, Mogi Mirim, Palmeira D’Oeste, Pauliceia, Pirapora do Bom Jesus, Pongaí, Porto Ferreira, Santa Albertina, Santa Clara D’Oeste, São João da Boa Vista, São Manuel, Timburi, Três Fronteiras, Valentim Gentil e Votorantim.

Problemas sufocam o turismo
Apesar da ampliação na rede hoteleira nos últimos anos, com a chegada da rede Accor, o potencial turístico de São Bernardo tem sido sufocado pela falta de zeladoria e pelas constantes notícias envolvendo alagamentos e enchentes.

“Gosto de passear no Riacho Grande, mas na última vez achei tudo muito sujo. Sem contar que tenho medo de ir em dias em que há possibilidade de chuva”, explica a professora Marcia Rodrigues, 37 anos, paulistana da Barra Funda.

Apesar de reportagens elogiosas, produzidas pela TV, que mostram o Estoril como opção para contato com a natureza, a poluição fora de controle na represa Billings também afasta turistas.

Já o celebrado turismo industrial foi responsável por cerca de sete mil visitantes em todo o ano de 2018. Números importantes para um nicho, mas modestos diante de outras áreas com maior potencial.

Nos tempos áureos, por exemplo, a Cidade da Criança chegou a receber um milhão de visitantes por ano, mas agora não é capaz de empolgar nem mesmo quem mora por aqui.

Planos para a verba
Segundo a Prefeitura, a expectativa é que o repasse do MIT possibilite a construção do Centro Turístico de São Bernardo, que irá acomodar a sede do Conselho Municipal de Turismo, cujo objetivo é impulsionar o setor na cidade.

Compartilhe!