Quem deve se vacinar contra o sarampo em São Bernardo?

Após a cidade de São Paulo registrar a primeira morte em decorrência do sarampo, muitos moradores da capital paulista e de cidades vizinhas, como as que integram a região do Grande ABC, mostraram-se preocupados com a questão da vacinação.

Em contato com a redação do SãoBernardo.INFO, diversos moradores alegaram que as unidades básicas de saúde (UBS) da cidade de São Bernado do Campo não estão permitindo a imunização em determinadas faixas etárias, priorizando apenas alguns grupos. Há também relatos de falta de vacinas em alguns bairros. “A impressão que dá é que não há vacina para todos, então estão sendo seletivos”, reclama a assistente administrativa Claudia Marinho, de 35 anos, moradora do Jardim Nazareth.

Questionada a respeito do atendimento nos postos, a prefeitura informou que o município segue realizando a vacinação de rotina e que a mesma está disponível para todos, crianças, jovens e adultos, respeitando as determinações do Ministério da Saúde que indicam quantas doses e em quais casos a imunização deve ser feita.

A administração municipal não se pronunciou sobre os relatos envolvendo os estoques na UBSs, mas garantiu que, em situação de bloqueio vacinal, quando o objetivo é imunizar toda uma comunidade em caso de surto, todas as faixas etárias podem receber a vacina.

Para receber a vacina, basta procurar o posto de saúde mais próximo, com documento de identidade e, se disponível, a carteirinha de vacinação. Veja os endereços aqui.


Nota da Prefeitura
“A Prefeitura de São Bernardo informa, por meio da secretaria de Saúde, que o município segue realizando vacinação de rotina contra o sarampo.

Por determinação do Ministério da Saúde, bebês de 6 meses até 1 ano recebem a dose 0 (zero), aos 12 meses recebem a dose 1 e aos 15 meses a dose 2.

Adultos de 15 a 29 anos que não tenham as duas doses da vacina na carteira de vacinação também devem se vacinar e maiores de 30 anos, que não tenham nenhuma dose da imunização, também devem ser vacinar.

Além disso, em situação de bloqueio vacinal, as doses poderão ser administradas independente da faixa etária. Todos os casos estão sendo analisados isoladamente.

Ressalta-se a importância da apresentação da carteira de vacinação nos postos para facilitar o trabalho dos agentes de Saúde nesta triagem.”


Quem deve se vacinar contra o sarampo?
Dose zero: devido ao aumento de casos de sarampo, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.

Adulto deve se vacinar contra o sarampo?
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra? De 1 a 29 anos, são necessárias duas doses; de 30 a 49 anos, precisa de apenas uma dose.

Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado. A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.

O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, podendo esta ser a tríplice ou a tetra viral, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.

Leia o boletim publicado pelo MS na íntegra neste link.


Veja também:

Mercedes-Benz retoma segundo turno em São Bernardo com pedido de 1.600 ônibus

Saiba como consultar seu nome e CPF de graça no Serasa

São Bernardo recebe 21ª Ação Saúde, Cidadania e Bem-Estar com serviços gratuitos

No Riacho Grande, nova balsa quebra três vezes em um mês

São Bernardo recebe mega festival gastronômico no próximo final de semana

Compartilhe!