Variedades

São Bernardo é escolhida para receber piloto do Projeto Sinais

O governo federal anunciou hoje (18) os cinco municípios onde será implementado, em 2020, o piloto do Projeto Sinais: Araucária (PR), Abaetetuba (PA), São Bernardo do Campo (SP), Salvador (BA) e Goiânia (GO).

A expectativa é que, a partir de 2021, a experiência com os projetos pilotos seja ampliada e passe a atender outras localidades.

Criado com o objetivo de desenvolver a autonomia de pessoas com deficiência auditiva, por meio de atividades culturais e esportivas, o Sinais pretende, também, ampliar a disseminação da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, dessa forma, desenvolver novas habilidades e oportunidades para esse público.

O Ministério da Cidadania disponibilizará R$ 1,8 milhão em recursos para a implementação do Sinais em 2020. Segundo o secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério da Cidadania, Gabriel Citton, as atividades de esporte, cultura e de disseminação de libras serão desenvolvidas três vezes por semana.

“Caberá às prefeituras identificar as atividades esportivas e culturais que serão implementadas, levando-se em conta a própria realidade”, disse o secretário.

Entre os critérios adotados para a escolha dos municípios beneficiados estavam a quantidade de pessoas com deficiência auditiva inseridas nos programas de transferência de renda do governo federal e a existência do Estação Cidadania, espaço que reúne programas de assistência social, esporte e cultura.

Apenas uma das cidades escolhidas, São Bernardo do Campo, não tem Estação Cidadania. Para o secretário, essa experiência será relevante no sentido de verificar se é viável implantar o Projeto Sinais em municípios que não são atendidos por programas como o Estação Cidadania.

Com informações da Agência Brasil e EBC


Veja também:

São Bernardo promove nova edição da Feira da Gratidão

São Bernardo recebe o Jogo das Celebridades 2019

Mercedes-Benz abre 15 vagas para estágio em São Bernardo


Compartilhe!