Memória

Scania celebra 63 anos de chegada ao Brasil

Atualizado às 23h20

Nesta quinta-feira (02), a fabricante de caminhões e ônibus Scania completa 63 anos de chegada ao Brasil.

Em julho de 1957, os veículos chegavam desmontados e a montagem ficava sob responsabilidade da Vemag, que comercializava a marca em São Paulo.

No ano seguinte, em 1958, foi produzido o primeiro Scania de fabricação nacional, um modelo L 75, atendendo às exigências do governo, de 35% de nacionalização.

Em 1959, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de motores, no bairro do Ipiranga, onde depois passaria a produzir integralmente seus caminhões e ônibus.

Já em 8 de dezembro de 1962, foi inaugurada a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo, cidade então considerada polo da industrialização nacional.

A unidade são-bernardense é considerada a primeira planta industrial para produção de caminhões, ônibus e motores da companhia erguida fora da Suécia.

Outro momento considerado histórico envolvendo a Scania ocorreu fora da linha de montagem. Trata-se da greve de 1978 que mobilizou dois mil operários e culminou no surgimento do que os historiadores chamam de “novo sindicalismo”.

Desde então, a empresa se modernizou e investiu pesado na automação, ampliando a produção e fazendo da exportação dos veículos um dos trunfos da planta de São Bernardo para manter-se rentável.

Entre altos e baixos ao longo de seis décadas, a montadora agora enfrenta os desafios impostos pelo novo coronavírus enquanto espera pela retomada da economia.

Compartilhe!