Notícias

Saiba quem recebeu o auxílio emergencial em São Bernardo do Campo

O auxílio emergencial é um benefício financeiro destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos, desempregados e pessoas de baixa renda.

Com valor mensal entre R$ 600 e R$ 1.200, tem por objetivo fornecer proteção emergencial no período de enfrentamento à crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Em São Bernardo do Campo, cerca de 123 mil pessoas pediram o auxílio.

O Portal da Transparência do Governo Federal, mantido pela Controladoria-Geral da União (CGU), divulga de forma aberta e pública os nomes dos beneficiários do programa em todo o país.

É possível ter acesso ao CPF (parcial), nome e valor recebido de cada pessoa cadastrada no Ministério da Cidadania. Vale destacar que o sistema traz as parcelas já disponibilizadas na conta dos beneficiários, não sendo possível afirmar se o valor foi sacado ou utilizado.

Também é importante lembrar que, quem receber de forma indevida, pode fazer uma devolução voluntária ou corre o risco de sofrer um processo judicial.

Quem desejar consultar o Portal de Transparência, pode fazê-lo por meio do portaldatransparencia.gov.br na opção Auxílio Emergencial / Consulta.

A página permite ver a composição de mais de 53 milhões de pessoas beneficiadas, com filtros por estado, município e mês.

Quem acessar o portal também pode consultar um beneficiário específico por nome, CPF e Número de Identificação Social (NIS).

Fonte: CGU / Governo Federal


Compartilhe!