São Bernardo pode retomar as aulas somente em outubro

Na última semana, o coordenador executivo do Centro de Contingência do combate ao coronavírus em São Paulo, João Gabbardo, afirmou que “não vai ser possível” reabrir as escolas do estado na data prevista.

Fechadas desde meados de março, as unidades escolares de todo o estado de São Paulo tinham previsão de reabertura a partir de 8 de setembro.

O plano de retorno da Educação, no entanto, condiciona a volta às aulas à situação da pandemia em SP, além de prever uma ocupação máxima de 35% das unidades escolares.

Nesta segunda-feira (27), em entrevista ao Jornal da Band, o prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, antecipou que a cidade pode adiar a reabertura das escolas para outubro.

Morando citou o aumento na ocupação dos leitos de UTI como um dos entraves para a volta às aulas na cidade (veja o último boletim atualizado aqui).

“Nós temos que ter a responsabilidade, e teremos, de retornar as aulas quando a gente puder oferecer segurança plena para todas as crianças e os profissionais da educação”, explica Morando.


CRESCE NÚMERO DE TRANSFERÊNCIAS

Entre março e julho, a rede pública de ensino de São Bernardo registrou um aumento de 130% no número de transferências de alunos oriundos de escolas particulares, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Um dos motivos é a crise econômica provocada pela pandemia que deixou vários pais desempregados e sem condições de manter em dia as mensalidades das instituições privadas.


APLAUSOS AOS PROFESSORES

Na próxima sexta-feira (31), vai ocorrer um “aplausaço” em São Bernardo e outras cidades em homenagem aos professores. Mais detalhes neste link.

Com informações do UOL

Compartilhe!