Notícias

São Bernardo planeja dobrar número de câmeras para videomonitoramento

O prefeito de São Bernardo, anunciou projeto para viabilizar a ampliação do CIM (Centro Integrado de Monitoramento), que auxilia a GCM (Guarda Civil Municipal) no combate à criminalidade.

A Administração está em tratativas com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para garantir financiamento ao projeto, que prevê ampliação do número de câmeras de monitoramento e modernização do equipamento. Com a revitalização, o CIM dobrará o número de câmeras das atuais 400 para 800.

Referência nacional em videomonitoramento, o Centro Integrado de Monitoramento é um equipamento municipal que concentra imagens de 400 câmeras espalhadas em pontos estratégicos da cidade e auxilia a GCM na identificação da atuação de criminosos em tempo real. Além disso, o centro viabiliza o trabalho integrado entre a GCM, SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Defesa Civil e o Departamento de Trânsito.

As câmeras são operadas diuturnamente e de forma ininterrupta, 24 horas por dia, por aproximadamente 40 GCMs, distribuídos em regime de plantão. Cada equipe também conta com a presença de policial militar, que compartilha as informações com o Copom, da Polícia Militar. O Centro Integrado de Monitoramento fica localizado na Rua Redenção, 100, no Jardim do Mar.

Compartilhe!