No rol das cidades mais seguras do Brasil para uma população situada entre 500 mil e 1 milhão de habitantes, São Bernardo do Campo se firma como um destaque. Conforme dados do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil, a cidade conquistou o 9º lugar nesse cenário.
O relatório, baseado em informações do Ministério da Saúde e do IBGE, revelou que a taxa de homicídios em São Bernardo do Campo é de 12,1 por 100 mil habitantes. Em contrapartida, Santo Antônio de Jesus (BA), última colocada no ranking geral de segurança, apresentou uma taxa de violência quase dez vezes superior à cidade paulista.
Além do reconhecimento em segurança, São Bernardo do Campo também figurou em outras listas de destaque. No ano anterior, a cidade foi classificada como a 4ª melhor do país em termos de qualidade de vida, segundo avaliação da agência Austin Rating em colaboração com a revista Isto É. Além disso, recebeu reconhecimento como o melhor local para negócios na área industrial, de acordo com um estudo conduzido pela Urban Systems em parceria com a revista Exame no final de 2021.
A metodologia do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil da MySide foi projetada para elaborar uma métrica de violência para cada estado, utilizando dados municipais de homicídios do Painel de Monitoramento de Mortes do Ministério da Saúde. Essa abordagem visa abordar possíveis subnotificações de assassinatos em âmbito nacional.
Como exemplo, cerca de 12% das mortes por causas não naturais em São Paulo foram classificadas como “não especificadas” nos atestados de óbito de 2022, um fator que pode explicar as discrepâncias observadas.
O relatório completo pode ser acessado em formato PDF aqui.