Os trabalhadores metalúrgicos da região do ABCD aprovaram, em assembleia realizada na noite de terça-feira, 17 de outubro, os acordos de reajuste salarial propostos pelo Sindicato .
O reajuste de 6,14% nos salários é composto por uma reposição de 4,06% da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) no período e um aumento real de 2%.
A assembleia contou com uma participação expressiva, onde cerca de 9,7 mil metalúrgicos já fecharam acordos com 47 empresas de São Bernardo, Diadema, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Além disso, os trabalhadores autorizaram o Sindicato a estender as negociações para outras empresas do setor sob os mesmos parâmetros. Um ponto de destaque foi a aprovação de uma contribuição negocial de 4% para os não associados.
As empresas que aderiram a esses acordos também se comprometeram a renovar a Convenção Coletiva de Trabalho, mantendo o alinhamento com as diretrizes aprovadas na assembleia.
Ontem, 18 de outubro, o Sindicato iniciou paralisações em outras empresas, com o objetivo de pressionar os empregadores a aderirem aos acordos.
O presidente do Sindicato, Moisés Selerges, destacou a postura das bancadas patronais, criticando o desrespeito à categoria. Ele enfatizou que a economia está melhorando e que os trabalhadores merecem o aumento salarial.