Cotidiano

PMs e GCMs participam de capacitação contra violência doméstica em São Bernardo

A Prefeitura de São Bernardo iniciou, na última segunda-feira (16), o Seminário de Segurança Urbana para treinar agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar. Este evento faz parte da campanha “São Bernardo Unida contra a Violência Doméstica”, que foi lançada na semana passada.

O encontro, que ocorreu no Teatro Elis Regina, reuniu cerca de 220 guardas e policiais militares. As atividades continuarão nos dias 30 e 31 de outubro e serão coordenadas pelo juiz Mário Rubens Assumpção Filho, titular da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar de São Bernardo.

A campanha tem como objetivo fortalecer a capacitação dos agentes que lidam com vítimas e conscientizar a população de que a agressão é um crime. Além disso, busca ampliar a divulgação dos serviços de apoio oferecidos pelo município.

Um dos destaques da campanha é o Centro de Referência e Apoio à Mulher (CRAM) – Casa Márcia Dangremon, que oferece apoio psicossocial, orientação e encaminhamentos gratuitos e sigilosos para combater a violência de gênero e ajudar vítimas de violência doméstica.

Paralelamente, a GCM desenvolve o programa Guardiã Maria da Penha em parceria com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP). Esse programa tem como objetivo proteger mulheres vítimas de violência por meio de ações preventivas e comunitárias, monitorando o cumprimento de medidas protetivas e fornecendo apoio humano e orientação.

São Bernardo também conta com a Delegacia de Defesa da Mulher, que oferece atendimento e acolhimento completo para mulheres que sofrem violência. A cidade aderiu a campanhas como o “Sinal Vermelho Contra a Violência Doméstica” e sancionou uma lei que obriga a divulgação do Disque 180, um canal de denúncia de violência contra a mulher.

Além disso, há o Hospital da Mulher, especializado em cuidados de saúde para mulheres, e a Casa da Mulher, que fornece acolhimento temporário a mulheres em situações de violência doméstica e risco pessoal e social de morte, com base no gênero.

Compartilhe!