Cotidiano

Volks faz acordo com sindicato para estender estabilidade de mais 3 anos aos trabalhadores

A estabilidade no emprego dos trabalhadores da Volkswagen foi estendida por três anos, garantindo empregos até 2028.

Essas iniciativas foram parte de um acordo entre a Volkswagen e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que foi aprovado pelos trabalhadores durante uma assembleia realizada na portaria da empresa.

O acordo também prevê a criação de 111 postos de trabalho na engenharia e desenvolvimento de produtos para expandir a motorização híbrida, além da efetivação de 150 trabalhadores contratados temporariamente em maio e setembro.

Wellington Messias Damasceno, diretor administrativo do sindicato e representante dos trabalhadores na Volkswagen, afirmou: “Este é um acordo que dá longevidade para a fábrica da Anchieta, reposiciona nossa região rumo à reindustrialização e gera oportunidades de crescimento do setor de autopeças do Grande ABC. Acordo esse extremamente importante para os trabalhadores na Volks, para o Grande ABC e todo o País.”

O acordo inclui negociações sobre cláusulas econômicas, como data-base, vale-alimentação, PLR (Participação nos Lucros e Resultados), e também contempla a inclusão de cláusulas sociais para os próximos anos. Além disso, prevê mudanças nos parâmetros do Programa de Demissões Voluntárias (PDV) na montadora e a efetivação dos trabalhadores na unidade.

Atualmente, a unidade da Anchieta conta com 8.200 trabalhadores, sendo 5.000 na produção.

Compartilhe!