Cotidiano

São Bernardo inaugura maior usina solar flutuante do Brasil

Na última quarta-feira (17), o Governador Tarcísio de Freitas liderou a inauguração da Usina Fotovoltaica Flutuante (UFF Araucária), localizada na represa Billings.

Com um investimento inicial de R$ 30 milhões, a usina, equipada com 10,5 mil placas solares, é a maior do país e marca um avanço significativo na geração de energia limpa e renovável em São Paulo.

Com capacidade para produzir 10 GWh anuais, suficientes para abastecer cerca de 4 mil residências, o projeto é parte de um amplo plano de desenvolvimento sustentável de energia no estado, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. O cronograma prevê a conclusão até o final de 2025, com um investimento adicional de R$ 450 milhões e a entrega de mais 75 MW de energia renovável.

A usina, com 7 MW pico de potência instalada, utiliza painéis fotovoltaicos sobre flutuadores de polietileno e aguarda a licença da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para iniciar as operações.

Além do impacto ambiental positivo, a UFF Araucária gerou cerca de 200 empregos durante a implementação, ocupando menos de 0,1% da superfície da represa Billings.

Compartilhe!