As escolas de São Bernardo estão promovendo uma série de atividades dedicadas a conscientizar e combater o Aedes aegypti, o mosquito transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela urbana. Essas atividades estão agendadas para ocorrer neste sábado (24). A iniciativa envolve todas as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEBs), incluindo educadores, alunos e suas famílias, e abrange exposições, jogos, brincadeiras, apresentações musicais, oficinas e caminhadas para conscientização, bem como distribuição de panfletos.
Segundo Silvia Donnini, secretária de Educação de São Bernardo, toda a cidade está engajada nessa mobilização e esforço conjunto com a Secretaria da Saúde para combater o Aedes aegypti. “As crianças e estudantes da nossa rede de ensino assumem o papel de multiplicadores, auxiliando no processo de conscientização de familiares, amigos e vizinhos, levando informações capazes de promover mudanças de atitude eficazes frente aos riscos para a saúde pública que o mosquito Aedes aegypti pode representar”, enfatiza.
Durante toda a semana, de 19 a 24 de fevereiro, as escolas promoveram atividades preparatórias estimulando o diálogo sobre a importância das ações coletivas na promoção da saúde pública.
Para este sábado, a EMEB Lopes Trovão planejou atividades envolvendo toda a comunidade escolar, como jogos com alunos e familiares, exposição de trabalhos realizados durante a semana, e uma caminhada pelo entorno da escola com distribuição de panfletos liderada por alunos veteranos, acompanhados por uma fanfarra.
Na EMEB Dr. Vicente Zammite Mammana, haverá apresentações musicais, oficinas e uma caminhada para conscientização sobre o combate ao Aedes aegypti. Enquanto os estudantes da EMEB Gofredo Teixeira da Silva Telles prepararam jogos online, atividades físicas e uma mosquitoeira.