Cotidiano

Basf vai desativar produção de linha automotiva em São Bernardo

Funcionários da Basf entraram em contato com a redação do SãoBernardo.INFO preocupados com o futuro da planta localizada no bairro Demarchi. De acordo com os relatos, a empresa vai desativar a linha de produção de tintas automotivas.

Consultada pela reportagem, a assessoria da companhia confirmou o encerramento da produção de tintas automotivas, em um processo que deve durar até 18 meses, mas garantiu que a unidade são-bernardense seguirá como o principal polo produtivo e logístico de tintas decorativas, comercializadas sob as marcas Suvinil & Glasu!, sem redução do quadro de colaboradores.

A decisão de encerrar a linha automotiva é parte de uma estratégia de negócios da Basf que afeta a operação, não só em São Bernardo, mas em toda a América do Sul. Veja abaixo, na íntegra, a nota encaminhada pela empresa.

“A BASF está constantemente analisando seus negócios e locais de produção em nível global e regional para garantir competitividade e crescimento sustentável. Com base em uma análise consciente da dinâmica da indústria automotiva, a companhia decidiu encerrar sua operação de pintura automotiva na América do Sul em até 18 meses. A empresa continuará atendendo a Indústria Automotiva com foco em repintura de soluções automotivas, plásticos de engenharia, espumas funcionais e aditivos para combustíveis e lubrificantes, entre outros produtos. Além disso, a marca Chemetall, que fornece soluções tecnológicas e sistemas personalizados para tratamento de superfícies, continuará operando e atendendo a todos os clientes.

A unidade de Tortuguitas, na Argentina, permanecerá com suas atividades relacionadas à repintura automotiva, serviços administrativos e técnicos o negócio de produtos químicos de cuidados pessoais e domésticos, além do Centro de Treinamento de Repintura (RCC). A unidade Demarchi, no Brasil, continuará sendo o principal local de produção, logística e pesquisa e desenvolvimento de tintas decorativas, comercializadas sob as marcas Suvinil & Glasu! e o negócio seguirá operando normalmente, sem alterações.

Como líder global na indústria química, a BASF está presente na América do Sul há mais de 110 anos, e continuará investindo na região em suas Operações, Pesquisa & Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade para desenvolver as melhores soluções que contribuam para o sucesso dos mais diferentes setores industriais da região. A empresa opera com 11 divisões de negócios que estão agrupadas em seis segmentos – Produtos Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas, que não serão afetadas por essa decisão.

A BASF não poupará esforços para garantir que o impacto sobre seus colaboradores e colaboradoras seja o menor possível, e tratará a redução do número de postos de trabalho de forma socialmente responsável, envolvendo os representantes dos trabalhadores sempre que necessário.

Como parceira de longo prazo da indústria automotiva, a BASF desenvolverá um plano detalhado e cuidadoso de encerramento gradual junto com seus clientes, garantindo o cumprimento dos contratos antes de fechar suas operações, em até 18 meses.”.

Compartilhe!