No Dia Mundial da Água, celebrado nesta sexta-feira (22), a Prefeitura de São Bernardo apresentou um relatório abrangente do município por meio do Programa de Uso Racional da Água (Pura), revelando uma economia significativa ao longo dos últimos sete anos. O programa registrou uma redução total de 730 milhões de litros de água potável, resultando em uma economia financeira de R$ 66 milhões para os cofres públicos.
O Pura é responsável pelo monitoramento do consumo de água em 485 edifícios públicos, com o objetivo de identificar e corrigir vazamentos, sejam eles perceptíveis ou não. Além disso, o programa incentiva a substituição de torneiras e válvulas por dispositivos mais eficientes, contribuindo assim para a preservação desse recurso natural finito.
“Um dos maiores investimentos realizados em instalações públicas foram nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), onde mais de 50 mil torneiras inteligentes foram instaladas em bebedouros e banheiros. Com a economia gerada pelo Pura, que tinha como meta uma redução de 10% no consumo, conseguimos adquirir água da SABESP com um desconto de 25%,” ressaltou o Chefe do Executivo.
O PROGRAMA PURA – Com termo assinado no município desde 2017, é uma das diretrizes estabelecidas nos Contratos de Tarifação firmados entre o município e a SABESP. Esses contratos estabelecem uma redução de 25% na Tarifa Pública mediante o cumprimento das metas de consumo, compromisso que está sendo integralmente honrado pelo município.
SUSTENTABILIDADE – As ações do Pura posicionam a cidade de São Bernardo de forma consonante com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. A cidade está contribuindo para a promoção de cidades e comunidades sustentáveis, com acesso a água potável e saneamento básico adequados.