Cotidiano

Evento virtual conta o passado de São Bernardo

A organização do acervo documental do antigo município de São Bernardo (1889-1938)será tema de uma mesa-redonda virtual nesta quinta-feira (25/4), às 14h30. O evento será transmitido ao vivo pelo canal do Consórcio Intermunicipal Grande ABC no Youtube.

O encontro tem como objetivo apresentar os resultados do Projeto de Organização e Sistematização do Acervo Documental do Fundo Câmara Municipal de São Bernardo.

A iniciativa é desenvolvida pela Associação Amigos do Museu de Santo André (Amusa) e pela equipe do Museu de Santo André, com recursos do Programa de Ação Cultural (ProAC) do Governo do Estado. Conta com apoio da Prefeitura de Santo André e do Consórcio ABC.

Participarão do evento Marco Moretto, diretor de Planejamento e Projetos Especiais da Secretaria de Cultura de Santo André; Solange de Souza, responsável técnica do projeto; e Silvia Passarelli, presidente da Amusa. A mediação será feita por Mayra Gusman de Souza Brito, gerente de Documentação e Preservação Cultural da Secretaria de Cultura de Santo André.

Até 1938, toda documentação público-administrativa do antigo município passava pela Câmara Municipal de São Bernardo. Após essa data, o Distrito de Santo André tornou-se a sede da cidade, que passou a se chamar Santo André.

O antigo território de São Bernardo foi considerado como Distrito de São Bernardo até recuperar sua autonomia em 1944. Hoje, corresponde ao território das sete cidades do Grande ABC.

Compartilhe!