São Bernardo deu início às obras de reforma e adequação do novo Centro Integrado de Monitoramento (CIM). Com um investimento de R$ 18,4 milhões, o serviço será transferido para o Paço Municipal, ganhando uma estrutura mais moderna e ampla.
O CIM, que funcionará 24 horas por dia, integra os serviços de segurança urbana, trânsito, atendimento médico de urgência e Defesa Civil, visando agilizar e aprimorar o monitoramento, vigilância e atendimento à população.
Após a conclusão das obras, o Centro Integrado de Monitoramento será transferido para o prédio da prefeitura, ocupando os 16º e 17º andares, em uma área de aproximadamente 880 metros quadrados. Com um total de 59 operadores, entre guardas civis, médicos, atendentes e operadores de tráfego, o novo espaço permitirá o aprimoramento das atividades de vigilância eletrônica, atendimento médico de urgência, monitoramento de tráfego e resposta rápida a situações de emergência.
Além disso, o novo CIM contará com um Observatório de Segurança, uma ferramenta essencial para análise de dados sobre segurança urbana, segurança viária e atendimentos de urgência e emergência. Também será criada uma nova Sala de Situação para reuniões, com acesso às câmeras de monitoramento e aos sistemas de atendimento e despacho do Centro Integrado de Monitoramento.