Localizado na Estrada Velha, na Vila Jurubatuba, em São Bernardo do Campo, o Restaurante Flutuante Netuno XIX foi inaugurado em 1976, pelos primos e sócios Márcio Conti e Mauro Teixeira.
Passados 40 anos, o local é um dos pontos turísticos e gastronômicos mais tradicionais da cidade, atraindo centenas de pessoas todos os finais de semana.
Por volta de 1976, iniciou-se a construção do restaurante que, a princípio, ainda era formado por três pequenos ‘galpões flutuantes’ de madeira, que serviam de cozinha, copa e salão.
A embarcação utilizada como sustentação para o restaurante foi construída no início da década de 30. Antes de ser adquirida pelos proprietários, ela foi utilizada pela empresa Light durante a construção da Represa Billings. Na época, era utilizada para transporte de materiais e funcionários.
O Restaurante Flutuante Netuno já passou por quatro reformas e, atualmente, possui um salão coberto, com capacidade para 130 pessoas, e o convés aberto, para mais 60 pessoas.
Pesando 200 toneladas, o barco tem 25 metros de comprimento, 6 metros de largura e 6 metros de altura. Para garantir a preservação do meio ambiente e a segurança de quem passa pelo local, ele é regularmente fiscalizado pela prefeitura de São Bernardo, Capitania dos Portos e demais órgãos públicos.
Veja na galeria abaixo algumas fotos que fazem parte do acervo do estabelecimento.
Recentemente, o restaurante foi destaque no filme (e série) que conta a vida do lutador de MMA, José Aldo (saiba mais aqui).
Um vídeo publicado o Youtube, em 2016, por Sérgio Cruz, traz imagens aéreas do restaurante e das belezas naturais do entorno.
Fonte/Fotos: Restaurante Netuno