Cotidiano

Carreta da Mamografia em São Bernardo divulga novas datas e endereços

A Carreta da Mamografia em São Bernardo do Campo vai percorrer 10 endereços da cidade durante o mês de julho de 2026. O equipamento da Secretaria de Saúde oferece exames gratuitos para mulheres de 40 a 74 anos, sem a necessidade de agendamento ou pedido médico prévio.

O município é o pioneiro no Brasil em ampliar a faixa etária para o rastreio do câncer de mama, seguindo as diretrizes médicas. Pacientes que estão fora dessa faixa etária e precisam do exame devem realizar o agendamento diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência.

Atendimento da Carreta da Mamografia em São Bernardo

O serviço itinerante funciona sempre das 8h às 17h, com capacidade para realizar até 64 exames por dia. Para ser atendida, a paciente deve apresentar obrigatoriamente um documento de identidade com foto e o cartão do SUS.

A mamografia é um exame de raio-X de baixa dose, considerado o método mais eficaz para detectar tumores não palpáveis. O diagnóstico precoce do câncer de mama eleva as chances de cura em até 95%, além de possibilitar tratamentos menos agressivos.

Prevenção e infraestrutura na cidade

O secretário municipal de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, destaca que a descoberta antecipada da doença garante mais qualidade de vida e sobrevida às pacientes. A ação preventiva também resulta em menor tempo de internação e otimiza os recursos do sistema público.

Os casos diagnosticados pela Carreta da Mamografia em São Bernardo são encaminhados para a rede municipal especializada. O tratamento é realizado no Hospital de Câncer Anchieta ou no Hospital da Mulher.

Dados do Evento e Programação de Julho

01 de julho: UBS Calux (Rua André Rosa Coppini, 121, Calux).

02 e 03 de julho: UBS Ipê (Rua Lago da Mangueira, 329, Bairro dos Casa).

06 e 07 de julho: UBS Ferrazópolis (Rua Fernando Ferrari, 449, Ferrazópolis).

08 e 13 de julho: UBS Leblon (Rua Ábramo Luchesi, 5, Leblon).

14 e 15 de julho: UBS Silvina (Av. Marquês de Barbacena, 85, Jardim Silvina).

16 e 17 de julho: UBS São Pedro (Rua da Comunidade, 100, Vila São Pedro).

20 a 24 de julho: Praça da Matriz (Centro).

27 e 28 de julho: UBS Vila Marchi (Rua Nestor Moreira, 480, Vila Marchi).