O governador Tarcísio de Freitas e o prefeito Marcelo Lima anunciaram a construção de um novo Centro TEA em São Bernardo do Campo.
O equipamento de referência para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista será instalado na Estrada Eiji Kikuti.
O terreno estadual abrigou por mais de duas décadas uma ocupação precária em antigos galpões na região do bairro Cooperativa.
Destinação do novo Centro TEA em São Bernardo
A confirmação do Centro TEA em São Bernardo ocorreu na quarta-feira (1º de julho) durante a entrega de 296 apartamentos do Conjunto Habitacional Cores.
As unidades foram destinadas exatamente às famílias removidas da área de risco dos antigos galpões, após uma desocupação judicial ocorrida em 2024.
O projeto habitacional que permitiu a liberação da área contou com um investimento de R$ 62,9 milhões em uma parceria entre o município e a CDHU.
Políticas de inclusão e próximas etapas
A construção do Centro TEA em São Bernardo atende a uma demanda por suporte especializado para famílias atípicas do município.
A instalação da unidade estadual teve a articulação local do vereador Julinho Fuzari, que atua na formulação de políticas públicas de inclusão.
Em paralelo à destinação do terreno para a saúde, o cronograma habitacional da região prevê a entrega de mais 381 moradias no Conjunto Eiji Kikuti.
A previsão de conclusão desta segunda etapa habitacional está fixada para o primeiro semestre de 2027.
