11 fotos antigas da Praça Lauro Gomes

Inaugurada no dia 20 de agosto de 1954, a Praça Lauro Gomes contou com a presença do próprio homenageado na festa de abertura do espaço para a população.

Conta-se que o prefeito teria recusado a homenagem, mas um abaixo-assinado acabou por determinar que seu nome batizaria o local.

A praça surgiu após uma disputa política que tiraria dali o campo do Palestra de São Bernardo. Em tempos passados, o espaço também abrigava o ponto final do bondinho que ligava São Bernardo à estação de trem em Santo André.

Quase três anos depois de sua inauguração, a Lauro Gomes ganhou uma de suas principais atrações: a Fonte Princesa Isabel. Muita gente vinha de longe só para ver a dança das águas com suas inúmeras cores.

Na galeria abaixo, reunimos imagens antigas da praça que deve passar por uma revitalização em breve, conforme prometido pela atual administração municipal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte/Fotos: Seção de Pesquisa e Documentação (Memória) de São Bernardo do Campo

Leia também:

5 comentários em “11 fotos antigas da Praça Lauro Gomes

  • 16 de fevereiro de 2017 em 10:10
    Permalink

    Parabens…ao Prefeito atual com iniciativa de recuperação da Praça, fazendo jus ao Ex.Prefeito Lauro Gomes

  • 16 de fevereiro de 2017 em 10:16
    Permalink

    faltou fotos dos anos 80

  • 16 de fevereiro de 2017 em 13:15
    Permalink

    Estudei no Maria Iracema Munhoz e a praça faz parte da minha história da minha infância. As roseiras e o chafariz encantavam a todos. Palco de muitas fotos. Não havia perigo algum. Podiamos ir ate o Xaveco uma das lanchonetes tomar um lanche um sorvete sem medo. A escola tinha apenas uma cerca separando-a da praça e através dela comprávamos doces de um senhor. Hoje vemos tudo depredado os bancos os jardins. Infestado de pombas e necessitando de limpeza e conservação. Ainda temos os perigos. Inúmeros assaltos principalmente de celulares. Apoio totalmente a iniciativa mas sem prejuízo daqueles que há tanto tempo trabalhavam ali. A prefeitura precisa apoiar essas pessoas. E que outras iniciativas como essa venham. A cidade agradece.

  • 19 de fevereiro de 2017 em 00:43
    Permalink

    Lembra muito a minha infância, estudava no Iracema e era não saia do parquinho, lembro da fonte luminosa e dos passeios que fazíamos aos domingos com meus pais e irmãos, hoje não dá mais .A praça é mal frequentada e suja , o parquinho com pouquíssimos brinquedos e mal cuidado da pena de ver…Gostaria de levar minha neta mas sem condições. .. Tristeza.

  • 21 de fevereiro de 2017 em 20:47
    Permalink

    Existe uma foto, que não e na praça Lauro Gomes e sim praça da matriz, a foto e a que tem um lago, lembro até hoje de sua inauguração. Valdemar de Angelo