Notícias

Pressionada pela Justiça, Prefeitura de São Bernardo compra remédio para paciente com câncer

A Prefeitura de São Bernardo do Campo entregou para a família do aposentado Ronaldo Trivilin a primeira dose do medicamento Axitinib Inlyta vinte dias após a decisão judicial que obrigava a administração municipal a bancar o tratamento de quase R$ 22 mil mensais.

O caso ganhou ampla repercussão (leia aqui) após os advogados Isabel Cristina Rotta e Sebastião Siqueira Santos Filho, responsáveis pela abertura do processo, pedirem o pagamento de multa e a prisão do prefeito Orlando Morando devido ao não cumprimento da determinação imposta pelo juiz José Carlos de França Carvalho Neto, da 1ª Vara da Fazenda,

A Prefeitura chegou a emitir uma nota oficial a respeito do caso indicando os motivos pelos quais se via impedida de atender à demanda judicial (leia a nota na íntegra).

Nesta quinta, o mesmo juiz chegou a ordenar o pagamento de um salário mínimo para cada dia de atraso na compra do medicamento e determinou o encaminhamento do caso para o Ministério Público para que este constatasse a infração penal, o que poderia efetivar o pedido de prisão do chefe do Executivo.

Diante da pressão, a Prefeitura optou por cumprir a decisão judicial estabelecida no dia 12 de maio e, no meio da tarde de hoje, a família de Ronaldo recebeu a notícia de que o remédio seria disponibilizado. Por volta das 17h, o medicamento já estava em poder da advogada do aposentado.

Ronaldo Trivilin, 62 anos, tem câncer renal metastático e necessita de internações regulares para controlar as dores. A doença já avançou para os ossos e o fígado e, segundo os médicos, seu estado atual exige o uso do remédio de alto custo que pode lhe trazer benefícios como a interrupção do progresso da doença e a diminuição do tamanho dos tumores.

Leia também:
Advogados pedem prisão de Orlando Morando por descumprimento de decisão judicial envolvendo paciente com câncer
Prefeitura emite nota sobre decisão judicial que determina compra de remédios para paciente com câncer

Compartilhe!