Da festa à lama: em 12 horas, São Bernardo riu com Papai Noel e sofreu com alagamentos

Na noite deste domingo (26), São Bernardo do Campo festejou a passagem da Caravana de Natal promovida pela Coca-Cola sem imaginar que 12 horas depois sofreria com mais uma intensa chuva.

O problema dos alagamentos é histórico e têm origem no crescimento desordenado, nas engenharias equivocadas, no descarte incorreto do lixo e em políticas públicas mal aplicadas.

A iniciativa mais recente, batizada de “Projeto Drenar” e iniciada ainda no governo Luiz Marinho (PT), foi interrompida pela falta de repasse de verbas e investigações diversas.

A atual gestão de Orlando Morando (PSDB) afirma ter os recursos necessários para concluir as obras, mas parece evidente que não há tempo hábil até as chuvas do próximo verão.

A quebra de contrato com a atual empresa que promove a limpeza urbana em São Bernardo também gerou dúvidas, pois a irregularidade nos serviços que envolvem poda de árvores, varrição e coleta de lixo potencializam as enchentes.

A Prefeitura defende que o modelo de parceria pública-privada estabelecido por Marinho era caro e que, por meio da nova licitação em andamento, haverá economia e melhora nos serviços.

No vídeo abaixo, registrado nesta segunda-feira e compartilhado nas redes sociais, uma amostra do que deve se repetir nos próximos meses.

Vídeo: Reprodução / Facebook

Compartilhe!