Tem início nesta segunda-feira (29) a aplicação de multas aos motoristas que trabalham com o transporte de aplicativos que descumprirem as novas regras impostas pela Prefeitura de São Paulo. A decisão afeta empresas como Uber e 99 que também operam nas demais cidades da região metropolitana.
As companhias conseguiram liminares expedidas pela Justiça, mas muitos motoristas estão com receio de terem o carro apreendido.
Entre as mudanças exigidas na capital paulista, está a norma que passa a obrigar que os carros sejam licenciados em São Paulo para pegar passageiros naquela cidade. Veículos com placas de outras localidades, mesmo que vizinhas, só podem, agora, levar passageiros para a capital, mas não iniciar corridas por lá.
A reportagem conversou com alguns motoristas de aplicativos com carros emplacados em São Bernardo. A maioria acredita que pode ser prejudicada pelas mudanças. “Sempre levo clientes até São Paulo pela manhã e faço a maior parte dos meus ganhos na capital. Agora terei que voltar sem passageiro ou tentar rodar apenas por aqui”, destaca um motorista da Uber que pediu para não ser identificado.
Entre os usuários, há o receio de aumento no preço das corridas devido a uma possível redução na oferta de carros disponíveis. “Pego Uber todos os dias até o Sacomã. Pelo que entendi, muitos motoristas podem se recusar a fazer esse trajeto para evitar prejuízo ou multa, o que pode encarecer as corridas.”, diz o engenheiro Luiz Carlos Silva, 27 anos, morador do bairro Assunção.