Cotidiano

São Paulo registra 6 entre as 10 melhores cidades com saneamento básico em 2023

Em março de 2023, o Instituto Trata Brasil, em parceria com GO Associados, publicou a 15ª edição do Ranking do Saneamento com o foco nos 100 maiores municípios do Brasil. Segundo a pesquisa, os 6 municípios de São Paulo que estão no top 10 do ranking são São José do Rio Preto, Santos, Limeira, Piracicaba, São Paulo e Franca.

O Instituto Trata Brasil monitora os indicadores dos maiores municípios brasileiros com base na população, com o objetivo de iluminar um problema histórico vivido no país. A falta de acesso à água potável impacta quase 35 milhões de pessoas e cerca de 100 milhões de brasileiros não possuem acesso à coleta de esgoto, refletindo em problemas na saúde da população que diariamente sofrem, hospitalizadas por doenças geradas por esse problema.

Pela primeira vez, a cidade de São José do Rio Preto obteve nota máxima em todos os requisitos, de acordo com o estudo do Trata Brasil, a cidade paulista apresentou os indicadores dos serviços básicos alinhados com as metas previstas pelo Marco Legal do Saneamento. Para Abson Amorim, que é técnico em uma das desentupidoras no abc, a Holltec. “A demanda por serviços em Rio Preto é baixa, justamente pelo ótimo trabalho de saneamento da cidade”, afirmou Abson.

Contraste entre regiões 

A pesquisa revelou que há uma disparidade significativa entre os melhores e piores municípios, especialmente em relação à infraestrutura de água e esgoto. Enquanto cerca de 99,75% dos moradores das 20 melhores cidades têm acesso à rede de água, apenas 79,59% dos residentes dos 20 piores municípios possuem o mesmo benefício. Quanto à coleta de esgoto, a diferença é ainda mais alarmante: aproximadamente 97,96% da população das 20 melhores cidades têm acesso ao serviço, enquanto apenas 29,25% dos residentes dos 20 piores municípios possuem esse serviço.

Ainda conforme o estudo do Trata Brasil, a diferença é de 340% no indicador de tratamento de esgoto entre os 20 municípios mais bem posicionados em relação aos 20 piores. Enquanto o primeiro grupo tem em média 80,06% de cobertura, o grupo dos piores oferece apenas 18,21% à população.

O Instituto Trata Brasil ressaltou que, com as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), é objetivo do país fornecer água potável para 99% da população e garantir a coleta e tratamento de esgoto para 90% dos brasileiros até 2033. Portanto, o Ranking do Saneamento é um alerta tanto para as capitais brasileiras quanto para os municípios menos bem classificados, a fim de incentivá-los a melhorar a qualidade dos serviços prestados.

Fonte: https://tratabrasil.org.br/ranking-do-saneamento-2023/

 

Compartilhe!