Desde 2019, trabalhadores da Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo, têm acesso a hortaliças frescas, naturais e livre de agrotóxicos, colhidas na própria fábrica.
O projeto é resultado de uma parceria entre a montadora e a startup BeGreen, que propõe a instalação de fazendas em ambientes urbanos. Além de servidos no refeitório, funcionários podem ainda, comprar os vegetais produzidos no local.
A fazenda opera com um processo conhecido como aquaponia, sistema que mescla agricultura tradicional com hidroponia. A empresa garante que esse processo pode reduzir em até 90% o uso de água, em comparação com métodos tradicionais.
De acordo com a BeGreen, a instalação na fábrica da Mercedes Benz é capaz de produzir cerca de 2,7 mil quilos de hortaliças (cerca de 44 mil pés de verduras, ervas e temperos) por mês.
A empresa também conta com fazendas nos mesmos moldes em Minas Gerais e Rio de Janeiro. No vídeo abaixo, publicado em novembro de 2019, é possível conhecer um pouco da plantação da Mercedes.
Com informações da CW e assessoria de imprensa