Cotidiano

Consórcio do Grande ABC comemora 33 anos

Na última terça-feira (19/12), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC celebrou seu 33º aniversário. Para marcar a ocasião, a entidade realizou um encontro especial entre sua equipe e os servidores públicos municipais que atuam nos Grupos de Trabalho (GTs), honrando-os com certificados de reconhecimento por contribuição para o desenvolvimento da região.

Os GTs e seus membros buscam implementar políticas públicas que beneficiam as cidades. O secretário-executivo do Consórcio ABC, Mario Reali, enfatizou a importância de reconhecer o comprometimento de todos.

Atualmente, os grupos se dividem em quatro eixos: Infraestrutura Regional, Desenvolvimento Urbano e Gestão Ambiental, Desenvolvimento Econômico Regional e Inclusão Social e Direitos Humanos.

O Consórcio ABC reúne os municípios do ABC para planejar e coordenar ações de interesse regional. Fundado em 1990 pelos municípios de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, em 8 de fevereiro de 2010, tornou-se o primeiro consórcio multissetorial de direito público e natureza autárquica do país.

Ao longo de suas três décadas de existência, o Consórcio ABC conquistou feitos significativos para a população local, como o início da construção da rede de piscinões para prevenir enchentes (1999), construção dos hospitais estaduais Serraria e Mário Covas (2000), implantação das cinco Fatecs na região (entre 2002 e 2011), criação do Programa Casa Abrigo Regional para mulheres vítimas de violência doméstica (2003), fundação da Universidade Federal do ABC (2005), instalação do campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em Diadema (2007), descentralização da Farmácia de Medicamentos Especializados pelo Governo do Estado (2019) e muito mais.

A entidade regional também elaborou planos estratégicos para áreas diversas, incluindo Enfrentamento às Mudanças Climáticas, Educação, Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, Habitação, Mobilidade Urbana e Macro e Microdrenagem.

Compartilhe!