Empregos

Saab confirma fábrica em São Bernardo e já fala em abertura de vagas

Na tarde de quarta-feira (9), a Saab apresentou as instalações da futura fábrica de aeroestruturas do caça Gripen: a Saab Aeronáutica Montagens (SAM).

A unidade fabril ocupará uma área de aproximadamente 5 mil m² no bairro Cooperativa e terá como vizinha empresas como a Elevadores Otis e a Valeo Sistemas Automotivos.

A fábrica da Saab em São Bernardo do Campo é mais um passo do Programa Gripen, que prevê o fornecimento de caças para a Força Aérea Brasileira.

“A fábrica já está se estruturando para fazer parte de uma cadeia global de suprimentos da Saab para os mercados de aviação civil e de defesa””, explica Mikael Franzén, chefe da unidade de negócios Gripen Brasil.


Marcador vermelho mostra local da instalação da nova fábrica (imagem: Google Maps).

A SAM será responsável por produzir complexos segmentos como o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira para a versão monoposto (um assento) e a versão biposto (dois assentos).

“Este é o início da instalação da fábrica. Já estamos implementando o escritório, contratando pessoas e fornecedores. Até 2020 toda a estrutura fabril estará montada para dar início a fabricação dos componentes do Gripen”, explica Marcelo Lima, diretor-geral da SAM.

De acordo com a Saab, São Bernardo do Campo foi escolhida por estar estrategicamente bem localizada, próxima do Porto de Santos, do Aeroporto Internacional de Guarulhos e de importantes rodovias.

A montagem final das aeronaves será feita em Gavião Peixoto, cidade no interior paulistas que hospeda o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen.

A SAM vai começar as operações em 2020 com 55 funcionários, entre engenheiros e técnicos, que serão capacitados em Linköping, na Suécia. Até 2024, a SAM estará com cerca de 200 funcionários.

A empresa não forneceu detalhes sobre o funcionamento do processo seletivo. No site institucional, há uma área denominada “Job Opportunities” (veja aqui) com vagas disponíveis em diferentes localidades, porém o Brasil ainda não aparece entre as opções.


Compartilhe!
  • 2.4K
    Shares