Notícias

Arco de apoio à reeleição de Orlando Morando inclui críticos e desafetos

Atualizado às 18h13*

Pelas redes sociais e pelas ruas de São Bernardo, quase todos os 871 candidatos a uma cadeira na Câmara Municipal já iniciaram suas campanhas.

Em uma rápida consulta à lista divulgada pelo TSE, é possível observar que alguns desafetos de Orlando Morando se lançaram por legendas integrantes do arco de apoio à reeleição.

Avante, Cidadania, DEM e Republicanos são quatro exemplos de partidos, entre os 17 da coligação tucana, que abrigam candidatos a vereador conhecidos pelas críticas ao atual prefeito.

Vale destacar que a legislação eleitoral exige que a pessoa se filie a um partido político para concorrer. Importante também lembrar que, neste ano, não há coligações na eleição para vereador, mas apenas para prefeito.

As mudanças na lei reforçaram uma estratégia antiga de pedir ao eleitor que ignore o partido (e as alianças) e se concentre apenas nas ideias do candidato. Essa foi a saída encontrada para esconder uma possível contradição no discurso.

Em vídeo publicado nas redes sociais, ao anunciar seu apoio à reeleição de Orlando Morando, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) sintetizou o que deve ser um pensamento comum entre desafetos do atual prefeito.

“Não é fácil para mim deixar as divergências pessoais ao longo das nossas carreiras de lado. É momento de pensar em nova política. Tenho de reconhecer que ele tem feito grande trabalho na nossa cidade”, explicou o parlamentar.


LEIA TAMBÉM:

Conheça os candidatos a prefeito e vice de São Bernardo

Conheça os candidatos a vereador de São Bernardo do Campo

Veja o patrimônio declarado dos candidatos a prefeito de SBC


*Este artigo foi atualizado para corrigir a informação sobre o total de candidatos a vereador em São Bernardo.


Compartilhe!